Perguntas Frequentes

ESTAS SÃO ALGUMAS DAS DÚVIDAS MAIS FREQUENTES DOS VISITANTES, PORÉM RECOMENDAMOS A LEITURA COMPLETA DO NOSSO REGULAMENTO.

O Jardim Botânico não é um parque urbano. É uma insituição científica, com foco na conservação da flora. Os Jardins Botânicos são centros de ciência, educação e pesquisa e, da mesma forma que museus e zoológicos, possuem muitas regras restritivas para preservar o acervo vivo e ao mesmo tempo garantir uma visitação pública de forma segura aos ambientes naturais.

Posso celebrar o meu casamento no Jardim Botânico?

Não. No Jardim Botânico não é permitida a realização de casamentos ou manifestações religiosas.

Posso fazer um churrasco no Jardim Botânico?

Com que frequência vocês mudam as exposições?

Mudamos as exposições fotográficas a cada 3 ou 4 meses, aproximadamente.

Posso acampar no Jardim Botânico?

Não. Não é permitido realizar churrascos ou qualquer outro tipo de preparo de alimentos. Piqueniques são permitidos desde que os alimentos estejam prontos e embalados e que o lixo (embalagens e restos de alimentos) seja corretamente descartado nas lixeiras.

Posso fazer ensaios fotográficos no Jardim Botânico?

A realização de ensaios fotográficos é permitida apenas mediante agendamento e autorização prévios através do email jbbauru@gmail.com. Não são permitidos ensaios dentro das trilhas, mirante e coleções. É de extrema importância a leitura do nosso regulamento antes da realização de ensaios. 

Posso praticar esportes no Jardim Botânico?

Não é permitida a realização de atividades físicas e recreativas que utilizem qualquer tipo de equipamento (elástico, cordas, etc.). Também é proibido: escalar e subir em árvores; o uso de bola, bumerangues e afins; a circulação com bicicleta, patins, triciclos ou similares.

Posso levar plantas inteiras ou folhas, flores e etc. para casa?

Não é permitido retirar qualquer material botânico (galhos, folhas, frutas, semente, flores), mesmo que este se encontre no chão, sendo a coleta só permitida para fins científicos e com devida autorização;

Não é permitido acampar no Jardim Botânico. O horário de visitação é das 8h às 16h de segunda a domingo e feriados. A entrada se dá apenas pelo portal, localizado no estacionamento do Parque Zoológico Municipal de Bauru

Posso passear com o meu animal de estimação no Jardim Botânico?

Não. Não é permitida a entrada com animais domésticos, exceto cães guia que acompanham deficientes visuais.

Posso usar roupas de banho no Jardim Botânico?

Não. No Jardim Botânico é proibido trajar apenas roupas de banho e/ou roupas íntimas, inclusive para ensaios fotográficos. Não é permitido também entrar nos lagos ou no córrego que passa no interior da trilha ecológica.

Posso fazer reuniões com a minha família e amigos no Jardim Botânico?

Sim! Porém piqueniques e visitas com mais de 15 pessoas devem ser previamente agendadas pelo email jbbauru@gmail.com. Lembramos que é proibido o uso de velas, balões e fogos de artifício. Também não é permitido o uso de aparelhos eletroeletrônicos que produzam som alto, com exceção de projetos culturais previamente autorizados;

O Jardim Botânico tem acesso para cadeirantes?

Qual a idade mínima para o monitoramento de grupos escolares?

Sim! É possível conhecer toda a área de visitação de cadeira de rodas, inclusive um trecho inicial da trilha ecológica. Ao chegar, apresente-se na entrada para receber as orientações adequadas.

Os monitoramentos ocorrem a partir dos 4 anos de idade. Verifique se os alunos têm idade suficiente para caminharem sem auxílio e são capazes de se comunicar com os monitores.